Desde já adianto que curiosidades sobre o Sudeste Asiático não faltam!
Poder viajar pelos países daquela região é uma experiência apaixonante e eu recomendo para todos os viajantes.
Durante minha viagem eu passei por Tailândia, Camboja e Vietnã e vou compartilhar com vocês as curiosidade sobre o Sudeste Asiático que eu encontrei pelo caminho e que mais me marcaram.
1ª. TEMPERATURA DAS CERVEJAS E OUTRAS BEBIDAS
Para os que gostam de cerveja gelada você vai se surpreender quando pedir a sua primeira porque a temperatura fica um pouco a desejar. Encontrar cerveja gelada pelos estabelecimentos foi algo bastante desafiador, ou melhor, impossível.
Durante as caminhadas em dias bem quentes tudo que eu queria era encostar em um balcão confortável e tomar uma cerveja gelada para refrescar e então seguir o dia perambulando pelas ruas porém, eu me satisfazia com uma cerveja meio fria meio quente mesmo.
E essa temperatura ambiente não é só para as cervejas e sim para qualquer bebida que você desejar.
2ª. TUDO (QUASE TUDO) É NEGOCIÁVEL
Se você acha que o valor de algo pode melhorar, vá em frente! Ainda mais quando se fala do valor do táxi ou lembrancinhas da viagem.
Normalmente eles já jogam o preço mais alto sabendo que haverá negociação, isso faz parte da venda e é esperado que o turista peça um desconto. Então faça a sua negociação e consiga um valor melhor. É uma dinâmica completamente normal que fará bem ao seu bolso de viajante.

3ª. NO CAMBOJA, TUDO TAMBÉM É EM DÓLAR
O Dólar Americano é aceito em qualquer lugar do Camboja mesmo não sendo a moeda oficial do país. Em muitos comércios os preços estão em dólar e também na moeda local, ficando a seu critério como pagar pelo produto. Então, se você vai viajar com dólar Americano não precisa se preocupar em trocar seu dinheiro.
O cartão Wise é uma alternativa muito interessante para levar dinheiro para sua viagem para o Sudeste Asiático, vou disponibilizar o link aqui para você conhecer mais sobre o Cartão e também na imagem abaixo um link direto para você fazer o seu cadastro gratuitamente:
4ª. O CAOS DO TRÂNSITO
Sobretudo nada é mais caótico do que o trânsito das grandes cidades. Um curiosidade sobre o Sudeste Asiático que mais chamou minha atenção sem dúvidas é o trânsito.
O número de motos pelas ruas ultrapassa o imaginário. Elas se embrenham entre pessoas, carros, vans e ônibus, elas estão nas ruas e em cima das calçadas entre os pedestres. Por todos os lados só se vê motos e mais motos.
Embora seja um caos é um caos controlado que funciona vagarosamente. A velocidade máxima é de 40km/h e arrisco a dizer que não chegam nem próximo a isso já que não tem como mesmo devido a desorganização.
Essa baixa velocidade e esse volume surreal de motos e pessoas tudo misturado reduz o risco de acidentes, afinal qualquer erro ali o máximo que vai acontecer é uma queda leve sem grandes riscos.
Eu achei uma loucura dirigir por lá, uma aventura que valeu muito a experiência! Você pode conferir um pouco da minha experiência nesse vídeo abaixo durante minha viagem pelo Vietnã.
5ª. LONGAS VIAGENS SEM BANHEIRO NO ÔNIBUS
Uma curiosidade sobre o Sudeste Asiático que me surpreendeu junto com uma sensação de desespero é a falta de banheiro nos ônibus independente da duração da viagem.
Nenhum ônibus de viagem tem banheiro, mesmo em viagens longas, até mesmo de 36 horas! Daí é a hora de reduzir o volume de líquidos e esperar as paradas do ônibus para poder utilizar os banheiros pelo caminho.
6ª. UMA moto por habitante
Acreditem, a cidade de Ho Chi Minh no Vietnam tem quase 1 moto por habitante (7,4 milhões de motos para 8.2 pessoas). Da pra acreditar? Só estando no Vietnam pra entender como é possível aquele trânsito.
Entre Camboja, Tailândia e Vietnã sem dúvidas o pior trânsito dentro da cidade que eu enfrentei foi no Vietnã.
7ª. BANGKOK É A CIDADE MAIS VISITADA DO MUNDO
Por 4 anos consecutivos Bangkok liderou a lista das cidades mais visitadas do mundo tendo Londres e Paris na sequência. E eu que pensava que era Nova York?
São cerca de 22 milhões de visitantes por ano. Surpreendente, mas altamente justificável com tudo que a cidade oferece aos viajantes desde os inúmeros templos e santuários, vida noturna super ativa até a vida urbana interessantíssima.
Eu fiquei 5 dias em Bangkok e foi uma experiência super agradável! Eu imaginava que seria uma cidade mais “chata” por ser uma cidade grande, mas foi totalmente o oposto disso. Tenho ótimas histórias e lembranças maravilhosas de tudo que vivi por lá.

8ª. ANGKOR WAT, O MAIOR TEMPLO RELIGIOSO NO MUNDO
Angkor Wat, no Camboja, é o maior templo religioso no mundo. Ele fica pertinho da cidade de Siem Reap e é parada obrigatória para todos os viajantes.
Ele é tão impressionante e gigantesco que sua área ocupa 400 quilômetros quadrados e é uma herança do Império Khmer.

Aproveite sua experiência no Sudeste Asiático! Este artigo é apenas uma pequena amostra de muitas experiências diferentes que você viverá por lá.
Até logo,