A viagem ao Peru foi incrível! E é um prazer enorme dividir com vocês cada lugar e dica para poder contribuir na hora de planejar sua viagem!
A cidade de Cusco muitas vezes recebe os viajantes por uma ou duas noites somente por ser o ponto de partida para Machu Picchu, mas ela como a Capital do império Inca tem histórias que não acabam mais. Cheia de fatos interessantes sobre sua fundação, história, agricultura, cultura e construções a cidade merece alguns dias dedicados exclusivamente a ela e aos redores.
Se você tiver tempo no seu roteiro e puder ficar alguns dias e mergulhar na história de Cusco pode ter certeza que todos seus dias estarão preenchidos da melhor forma possível para aproveitar sua viagem.
Cheguei em Cusco na melhor e mais festiva época do ano! Em junho o mês é repleto de celebrações pelas praças da cidade. Muita música, muita cor e apresentações durante todo o dia que me deixaram encantada pela energia e dedicação de um povo maravilhoso com sua crença e cultura.Dos pontos turísticos e pontos culturais separei alguns para você já começar a planejar e colocar no seu roteiro ao visitar Cusco.
Praça de Armas – Plaza Principal de Cusco – A Praça das Armas fica no centrinho da cidade e tem um enorme importância história. Nesta praça acontecerem diversos fatos importantes para a história de Cusco, um lugar de encontro onde são celebradas as festas principais de Cusco em especial a festa do Sol.
Mercado San Pedro, “Mercado Municipal de Cusco” – Falou em mercado eu estou lá! Faço questão de conhecer o mercado de todos os lugares que tenho a oportunidade de viajar. Tenho a sensação que é ali que se reúne um pouco de tudo que a cidade tem da história, cultura e essência. É onde consigo entender o cheiro, o gosto e ritmo das pessoas, eu sinto que quando visito o mercado eu realmente estou mergulhada na cultura de um novo lugar.
Catedral de Cusco – A catedral de Cusco é uma visita essencial se você quer entender a história deles com a religião ( e também ficar um pouco confuso rs*). Para essa visita eu recomendo fortemente um guia, assim você irá conseguirá entender o significado de tudo que encontrará lá dentro.
Além desses lugares tem uma série de outros pontos importantes para você considerar também como: Igreja da Companhia de Jesus, Pedra dos Doze ângulos, Templo do Sol (Qoricancha), Museu Inka, Callejon de Loreto, San Blas e Planetário de Cusco.
Porém as opções de passeios não acabam por aí. Ao redor de Cusco tem muitos lugares interessantíssimos para visitar que eu recomento imensamente!
Alguns exemplos de lugares indispensáveis para conhecer são as Ruínas de Pisac, o sítio Sacsayhuaman e a Salinas de Mara que tem mais de 3.000 poças de sal que ainda depois de mais de dois mil anos continuam sendo fonte de renda de muitas famílias com a retirada do Sal para venda.
Salinas de Mara
Ruínas de Pisac
Sacsayhuaman
Você também pode dar uma parada no caminho em uma fazenda super gostosa para aprender a diferenciar uma Alpaca de uma Lhama e de quebra entender sobre os diferentes milhos e batatas…
Eu fiquei apaixonada pela cidade de Cusco em todos os aspectos que você puder imaginar. A arquitetura da cidade, as casas pelas estradinhas ainda feitas de barro, as ruas de pedras e estreitas que você vai andando pelos cantinhos da cidade até encontrar um lugar gostoso e surpreendente para tomar um café, almoçar ou tomar um vinho!
A cidade é tem muito restaurante gostoso, comida típica e para todos os bolsos. Minha sugestão para encontrar um cantinho gostoso para comer é andar entre as ruas paralelas ao centro da cidade, subindo as ruas estreitas, você vai se surpreender com a variedade de restaurantes e cafés para escolher e com preço bem melhores que no centro!
Os prédios preservados fazem com que você viaje no tempo e consiga imaginar cada história que você ouviu a respeito daquele lugar. Os hostels super estilosos conservando a estrutura dá uma charme todo especial pra ficar e aproveitar a estadia. (Veja onde me hospedei aqui!)
Faça sim um City Tour !
Fazer um City Tour compensa? Sim e muito! Quem me acompanha sabe que sou da turma independente e econômica, mas o que aprendi na minha viagem pela Índia foi que um bom guia pode fazer muita diferença na hora de explorar o lugar conhecendo a história nos detalhes. Por isso, em alguns destino eu acho a presença de um Guia é indispensável.
O City Tour em Cusco é bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí andando no ônibus com o fonezinho de ouvido… O tour foi apé, mapa na mão, garrafinha de água e exploramos juntos cada canto ao longo de um dia.
Veja nessa Playlist todos os vlogs da VIAGEM AO PERU!
10 dicas Dicas importantes:
1) Roupa confortável é regra. Você vai andar muito! Subir e descer sem parar, por isso leve roupas confortáveis, flexíveis e que te permita sentar no chão se for necessário e sem culpa.
2)Leve tênis e/ou botinhas de montanha. Esqueça salto, sapatos e sandálias…
3) Leve roupa de frio, mas saia preparado para passar calor depois de tanto andar pelos sítios arqueológicos.
4) Protetor solar, hidratante labial e óculos escuros ajudam muito.
5) Mochila e garrafinha de água também facilitam a vida.
6) Pode levar seu dinheiro em Real e trocar nas casas de câmbio por Soles. É tranquilo e compensa mais do que levar em dólar.
7)Não são permitidas fotos no interior das igrejas. Para entrar é preciso pagar (10 soles), porém se você for no horário das missas a entrada é gratuita. =)
8)Prepare-se para a abordagem dos vendedores de lembrancinhas! Deixe para comprar no mercado ou na cidade, as lembrancinhas nos pontos turísticos são mais caras.
9)Negocie! Tudo você consegue um desconto 😉
10) Tome a cerveja Cusquenha e coma Ceviche de Salmão, se possível juntos!
Veja nessa Playlist todos os vlogs da VIAGEM AO PERU!
Boa viagem! 🙂
1 comment
já fui muitas vezes a Cusco, e é bem por ai….suas dicas são as mesma que costumo passar para meus amigos.
Cusco é um lugar fantástico…..ainda complemento em reservar um tempo para ficar sentado na Praça das Armar no horário do sol bem quentinho, ficar observando o povo circular.