Como não apaixonar pelo Vietnã? Viver a experiência de conhecer cada cantinho daquele país cheio de amor e com uma cultura apaixonante me fez ficar ainda mais encantada com o Sudeste Asiático!
O Vietnã foi o terceiro país que visitei no meu mochilão pela Ásia que começou na Tailândia, segui para o Camboja, fui para o Vietnã e finalizei essa experiência sensacional a Índia.
Estou dividindo não só os roteiros, mas também cada experiência vivida com o objetivo de ajudar e incentivar a todos se jogarem para as “bandas de lá!”( O roteiro da Tailândia já está no blog e você pode conferir aqui !)
E agora é a hora do meu queridinho, o Vietnã!
Minha ida para o Vietnã foi do Aeroporto cidade de Siem Reap no Camboja com destino para a Cidade de Da Nang – Vietnã. O roteiro foi desenhado começando por Da Nang que fica localizada na Costa do Centro-Sul do Vietnã e está a aproximadamente 20 minutos (de táxi) da colorida e apaixonante cidade de Hoi An, minha primeira parada.
Segue o roteiro com informações sobre os lugares, transportes e dicas !
(Após o roteiro tem informações mais detalhadas)
1º DIA– HOI AN – Passeio pela cidade, conhecer os mercados, ruas e comércio.
2º DIA– HOI AN – Passeio de bicicleta nas praias. Tirei o dia para aproveitar a praia mais próxima da cidade.
3º DIA– HOI AN – Ida a HUE – Bate e Volta .
4º DIA– HOI AN – Aluguei uma moto e fui conhecer as praias mais afastadas e a cidade de Da Nang.
5º DIA– HANÓI – Dia da viagem de Hoi An para Hanói e chegada no Hostel. (Trajeto feito de avião saindo de Da Nang).
6º DIA– HANÓI – Passeio pelo centro antigo, visitei a antiga prisão e mercados.
7º DIA– HANÓI – Passeio pela cidade, cafés, parques e comércio local.
8º DIA– HALONG BAY E CASTAWAYS ISLAND- Passeio de barco, hospedagem na ilha ( uma noite).
9º DIA – HALONG BAY E CASTAWAYS ISLAND – Passeio na Ilha e retorno a Hanói.
10º DIA – HANÓI – Dia livre em Hanói.
11º DIA ao 16º dia – MAI CHAU – Inicialmente ficaria duas noites em Mai Chau e de lá seguiria para Hong Kong (China) porém, estava tão apaixonada por Mai Chau que cancelei a viagem para a China e fiquei uma semana completinha nos arrozais de Mai Chau.
-> Como de costume, gosto de lembrar que eu sou mochileira devagar! Prefiro ficar mais tempo nos lugares por onde passo… Com os 16 dias que passei no Vietnã, poderia ter visitado mais lugares e até mesmo o Sul do País, pois daria tempo. Mas, eu preferi conhecer menos lugares e poder vivê-los por completo. Esse é meu jeito de viajar e talvez por isso, o roteiro possa parecer um pouco diferente pra você.
Vamos aos detalhes !
Sugestão de tempo em cada cidade:
HOI AN: Hoi An é conhecida por ser a cidade das cores e a queridinha dos viajantes. E eu concordo! A cidade preserva muito suas raízes e é uma cidade bastante colorida e aconchegante. Claro que como as cidades do sudeste Asiático, tem aquele transito caótico e buzinas infinitas, mas mesmo assim, da pra alugar uma moto e se divertir! (Veja o Vlog de Hoi An aqui!)
Reserve ao menos dois dias para Hoi An! Claro que se puder, fique três! Assim você consegue tirar um dia para curtir a praia que fica pertinho da cidade ou até mesmo fazer como eu fiz, pegar a moto e ir aproveitar as praias mais distantes!
HANÓI: Hanói é capital! E como toda capital é uma loucura!
Dois dias em Hanói da pra conhecer muito da cidade antiga, lugar que você vai encontrar os mercados, se divertir com o comércio de rua, passar aperto para atravessar as ruas e até se estressar um pouco com tanto barulho e informação! Hanói é divertida e uma loucura!
É de Hanói que você irá para Halong Bay ( lá é parada obrigatória no Vietnã -lugar incrível! ). Curta dois ou três dias em Hanói e vá viver Halong Bay! (Veja o vlog de Hanói aqui )
MAI CHAU: Mai Chau é uma opção para conhecer os arrozais e as montanhas do Vietnã! Duas noites está ótimo, uma eu já acho pouco. Em Mai Chau você vai viver o mais puro do Vietnã. Lá não tem (ainda) muita influência do turismo e é pura paz! (Vlog sobre ele aqui! ).
[*Dica: Tem também a cidade de SAPA, eu não visitei pois escolhi ir para Mai Chau, porém ela é muito conhecida pelas montanhas e os arrozais! Vale a pena conferir].
Transportes entre as cidades:
Da Nang para Hoi An: Cheguei em Da Nang e peguei um táxi até Hoi An. Foi uma viagem de vinte minutos e me custou aproximadamente 30 Reais. Existe também opção de ônibus, que obviamente seria minha escolha se eu estivesse em um dia normal. Porém eu havia passado mal na noite anterior e estava exausta, então investi no meu bem estar nesse momento =]
Hoi An para Hanói: Primeiro segui de Hoi An para Da Nang de Micro-ônibus que o próprio Hostel oferece e em Da Nang peguei um Voo para Hanói.
Optei pelo voo para não gastar muito tempo em viagens longas de ônibus e também considerei que as passagens domésticas não eram tão caras. (Você consegue comprar tranquilamente no dia pela internet ou no próprio balcão da companhia).
Hanói para Mai Chau: Ônibus! Aproximadamente cinco horas de ônibus entre montanhas absurdamente lindas!
Transportes dentro das cidades:
Bicicleta, moto e tuk-tuk são os mais usados. O Hostel oferecia bicicleta já no preço da hospedagem! Então ficou muito fácil deslocar até as praias mais próximas! Eu aluguei moto em todas as cidades no Vietnã, o aluguel é muito barato e facilita bastante os passeios. Claro, que tem que ter uma dose de coragem, pois o trânsito é insano!
Viajar sozinha pelo Vietnã: Fiz todo meu mochilão sozinha! O Vietnã é tão tranquilo quanto a Tailândia para viajar sozinha, não há absolutamente problema nem risco algum. Os cuidados que você irá tomar lá serão os mesmos que você tem que ter em qualquer lugar que for sozinha, então se cuide como sempre!
O resto é pura diversão e de quebra tempo de fazer novos amigos pelo mundo!
Boa Viagem e um Beijo!
*Mochilão realizado em Agosto e Setembro de 2016.
2 comments
Ei Nina!!!
Tudo bem? Vi seus vídeos do YouTube! Hahah curti todos! 😝
Meu namorado, eu e mais um amigo estamos indo pro Vietnã dia 03/09, saindo de Singapura! Tenho visto posts sobre as chuvas e tals! Acha que levo uma galochinha por causa da chuva? Ou a nossa havaiana e um all star dão conta? Sabe como é né? Menina e meu primeiro mochilão haha Tá osso escolher o que levar na mala! 😊 Brigada e beijos
Oi Lu! Tudo bem e espero que esteja muito bem e animada com sua trip!
Obrigada por ver os vidos =)
Vcs vão amar o Vietnã!
Não tem necessidade de galochinha não flor, acho que vai ocupar demais seu espaço e não vai usar. Leve um tenis e sua havaiana e vai te atender muito bem!!
Beijo grande e depois me manda fotos de sua trip!! =)