Intercâmbio de estudo e trabalho não é para todos, eu não quero te desmotivar, mas quero que você tenha consciência de suas escolhas e do que virá pela frente.
Então, você já parou pra pensar que o intercâmbio de estudo e trabalho pode não ser o modelo ser ideal para você? Vamos conversar um pouco e entender os riscos de se aventurar em algo que talvez não seja a melhor opção.
Aqui no blog falamos de diversos assuntos e se você chegou exclusivamente por este artigo quero te contar que por aqui você vai encontrar artigos das minhas viagens pelo mundo, dicas e planejamento ideal para seu intercâmbio, inspirações e coisas da vida.
As vezes temos artigos com modelo “mais técnicos”, informativos e outros artigos que são conversas que tenho com vocês; e hoje é o que vamos fazer, conversar!
Então, se você está aí pensando em se jogar na maior aventura da sua vida em um intercâmbio excepcional e está cheio de expectativas, pega sua caneca de café e vamos ver se é isso mesmo.
A primeira pergunta que eu te faço é: Você está mesmo preparado pra ir embora?
Nós somos influenciados o tempo todo nas redes sociais pelas maravilhas de largar tudo e ir embora, de viver uma vida livre e cheia de imagens bonitas e coloridas para compartilhar .
Com todas essas informações fica muito fácil nossa cabeça acreditar que o intercâmbio é somente isso: céu azul, praias lindas, estudantes bonitos e viagens extraordinárias.
Só que não é bem assim meu amigo!
Antes do embarque…
Antes de embarcar você vai ter que entender que está deixando uma série de “estabilidades e certezas” pra trás e que você vai deixar coisas que te sustentam e que faz ser quem você é.
Além disso, tem uma série de coisas práticas e de valor financeiro que terá que desfazer ou afastar temporariamente.
É o primeiro passo para você avançar uma casinha no jogo do desprendimento. ( maravilhoso ) !
Depois do embarque…
Se você está indo com o objetivo de se jogar em uma experiência de trabalho e se sustentar com o dinheiro que irá ganhar durante seu intercâmbio na Austrália, ou intercâmbio na Irlanda, ou intercâmbio na Nova Zelândia se prepare para lutar bastante no seu dia-a-dia.
Pode ser que você consiga seu emprego na primeira semana, pode ser que consiga lá pelo terceiro mês.
Pode ser que você não consiga se adaptar com os trabalhos que são comuns aos estudantes como cozinha, faxina, motorista, descarregar caminhão, pedreiro, pintor, lavador de carros, babá, segurança e queira voltar para o escritório com ar condicionado.
Momentos delicados…
Momentos difíceis virão intensamente, a busca pelo emprego, a primeira experiência em um serviço que vai te exigir fisicamente, os perrengues com o inglês, a saudade, a distância do Brasil, a falta do dinheiro garantido no final do mês, aquele casamento do amigo querido que você não pode participar, aquele estudante que chegou com dinheiro e está viajando o país todo enquanto você está juntando para pagar o aluguel da semana que vem.
Questionamentos se sua decisão foi coerente farão você repensar em alguns momentos durante seu intercâmbio.
Eu sei que nunca teremos certeza de nenhuma de nossas escolhas nesta vida e defendo fortemente o se jogar em novas experiências, eu sou um exemplo disso e de lá pra cá só tenho a agradecer a coragem que eu tive na primeira vez, mas é MUITO importante entender o que você está deixando e elaborar tudo isso dentro de você para que então sua experiência em outro destino seja de fato um sonho realizado com acontecimentos memoráveis para sua vida.
Não quero te desmotivar, mas como intercambista e agente de intercâmbio preciso te alertar que talvez este modelo de intercâmbio de estudo e trabalho não seja o ideal para você.
Vamos conversar mais sobre isso? Assista esse vídeo e deixe seu comentário 🙂