Vou compartilhar com vocês as 4 formas de levar dinheiro para o exterior que eu uso em minhas viagens!
Como levar dinheiro para o exterior é a principal pergunta de todos os meus leitores quando estão organizando sua viagem, pensando sempre na viagem de vocês chegou a hora de entender as melhores opções.
Pra começar…
A maneira que você vai levar dinheiro para o exterior será considerando o que ficará mais confortável e seguro para você., é nisso que você precisa pensar! Muitas vezes a ideia de algum colega seu pode ser ótimo pra ele, mas não o ideal para o seu jeito de viajar e até o seu próprio plano de viagem.
Eu separei as 4 formas que eu levo dinheiro para o exterior para compartilhar contigo e te ajudar a encontrar qual forma ficará melhor para a sua viagem seja a turismo ou na realização do seu intercâmbio.
1º Dinheiro em espécie
A primeira e a opção mais barata para levar dinheiro para o exterior é a boa e tradicional forma do dinheiro em espécie, físico, notas…aquelas que deixam a carteira bem gordinha.
Ela é muito mais viável se considerar a economia na hora de comprar a moeda ainda no Brasil, visto que o valor de taxa que irá pagar sobre a compra da moeda será de 1,10%. Ela é a opção mais em conta porém está bem distante de ser a mais segura.
A falta de segurança em levar dinheiro para o exterior em espécie deixa essa opção um pouco ( tanto! ) arriscada visto que caso o dinheiro seja roubado ou perdido não há o que ser feito.
Em minhas viagens eu levo dinheiro em espécie somente para a primeira semana de viagem, assim saio do Brasil com dinheiro comigo, porém com valor baixo diminuindo assim o risco de problemas maiores e me deixando mais segura caso precise de dinheiro ao longo da viagem, no aeroporto, transporte e detalhes pontuais da primeira semana.
2º Cartão pré-pago
O uso do cartão pré-pago é a minha opção sempre casada com a primeira opção. Para levar dinheiro para o exterior eu separo uma quantia em espécie para uma semana e o restante eu levo em cartão pré-pago.
O cartão pré-pago assim como qualquer outra forma de cartão que você escolher não será o mais econômico, porém é a forma mais segura de levar dinheiro sem dúvida alguma!
No cartão pré-pago temos muitas facilidades:
- Temos a certeza do valor da cotação da moeda considerando que será de acordo com o dia da recarga do cartão,
- Podemos fazer recargas ao longo da viagem caso seja necessário através do pagamento de um boleto,
- O cartão pré-pago pode ser utilizado como débito ou fazer saques em caixas eletrônicos – ele é muito bem aceito ao redor do mundo.
- Ele é um cartão multimoedas e você pode se preparar melhor para viagens mais longas passando por diversos destinos já com as moedas compradas.
O lado ruim do uso do cartão pré pago é a taxa de IOF %6,38 em qualquer recarga e também as taxas de saques nos caixas eletrônicos, porém eu considero a melhor forma para as minhas viagens.
3º Cartão de débito
Outra forma de levar dinheiro para o exterior é o cartão de débito desbloqueado para uso internacional.
Optando por esta forma você irá deixar o dinheiro em sua conta e utilizará o cartão no débito conforme necessidade ao longo de sua viagem. É confortável, porém você vai ficar sempre à mercê da cotação da moeda do dia e também terá a taxa de IOF – afinal, dela não escapamos.
O risco de depender do cartão de débito é acontecer alguma falha na hora do pagamento e ele ser registrado como crédito ficando a surpresa do valor para o fechamento de sua fatura e a aceitação dele em todos os estabelecimentos.
4º Cartão de crédito
A quarta forma de levar dinheiro para o exterior e a forma que eu menos gosto é o uso do cartão de crédito.
Eu acredito ser uma das formas mais arriscadas quando pensando em economia já que o valor real de suas compras você só irá saber no dia do fechamento da sua fatura, ou seja se o dólar for lá nas alturas a sua compra ficou muito mais caro do que o imaginado. Porém, como em tudo encontramos o lado positivo da coisa…se o dólar cair, você será abençoado com uma boa surpresa na fatura.
O cartão de crédito é uma forma bastante segura em caso de perda ou caso aconteça alguma fraude nele ao longo de sua viagem; os bancos podem entrar em contato contigo caso algo diferente aconteça em suas movimentações.
Outro ponto legal é que se você acumula milhas ele é um ótimo amigo para te ajudar na próxima viagem.
Eu sempre levo meu cartão de crédito desbloqueado para minhas viagens internacionais, pois ele é muito importante em caso de emergências. Mesmo eu não o utilizando no dia-a-dia ele fica na minha carteira desbloqueado para qualquer emergência.
É importante considerar que:
- O melhor jeito é o que fica melhor para você,
- Leve sempre duas opções por segurança, ou seja, nunca vá com apenas um meio de ter dinheiro – evite perrengues,
- Faça o planejamento ideal com tempo e se organize!
Fiz um vídeo bem completo falando sobre como eu levo dinheiro para o exterior, você já viu??