Tem como trabalhar enquanto faço intercâmbio? Essa é uma das perguntas que mais recebo de quem quer fazer um intercâmbio e a resposta é sim, claro que sim.
Porém deve ser considerado alguns detalhes e aproveitando minha experiência durante meu intercâmbio na Austrália vou ajudar você a viver a sua da melhor maneira!
[ Veja aqui meu relato sobre Trabalho na Austrália ]
O QUE DEVE SER CONSIDERADO:
Antes de qualquer coisa você deve verificar com sua agência de intercâmbio qual a lei para o estudante poder trabalhar enquanto faz o intercâmbio.
Existem alguns destinos que estudantes não podem trabalhar, outros destinos só pode trabalhar se cumprir determinados requisitos, por exemplo, na Austrália você pode trabalhar se estiver matriculado em um curso com mais de 14 semanas, isto é, se você se matricular em um curso de 12 semanas não pode trabalhar.
Confira isso com seu agente de intercâmbio para que tudo fique muito claro para você! 😉
O principal objetivo do intercâmbio são os estudos e mesmo que esse não seja seu foco e você só deseja conhecer uma nova cultura você terá mesmo assim um compromisso com a escola que está matriculado.
Sua presença nas aulas é obrigatória e isso não é questionável, considerando que você precisa ter presença para não ter problemas com seu visto e não correr o risco de ser deportado.
Então, vamos partir do princípio que seu foco é estudar inglês (ou outra língua que for estudar…) e você estará comprometido com a escola. Partindo disto, vamos falar de trabalho e escola.
As escolas de inglês são como qualquer outra escola no mundo. Isso significa que você irá estudar no horário definido, terá lições de casa e testes. Isso quer dizer que você vai precisar se dedicar além do horário das aulas, estudando também em casa se quiser ter uma evolução legal no inglês.
E COMO FICA O TRABALHO?
O trabalho vai entrar nessa outra parte de tempo que você tem. Como se você fizesse faculdade no Brasil e trabalhasse como estagiário meio período em outro lugar. E isso vai do seu jogo de cintura para administrar trabalho e estudo.
MINHA EXPERIÊNCIA NA AUSTRÁLIA COM TRABALHO E ESTUDO:
Minhas aulas eram até as 14 horas e eu trabalhava das 17h30 às 22h00. Sendo assim, não comprometeu minhas aulas, porém eu estava sempre muito cansada para estudar em casa e deixava os estudos somente para o final de semana. Comprometeu os estudos durante a semana, mas eu compensava nos sábados e domingos a tarde.
Eu optei por não trabalhar nos finais de semana.
Porém tenho amigos que tinham um trabalho durante a semana e nos finais de semana faziam eventos trabalhando como garçom, lavando louças, limpando banheiros e por aí vai. Eram trabalhos soltos, que eles pegavam conforme a necessidade e ainda tiravam uma graninha bem legal!
[ Veja aqui o vídeo dos trabalhos do João na Austrália ! ]
O que você deve ter definido é o seu objetivo e ter um equilíbrio entre as escolhas que tiver. Se o seu objetivo é aprimorar o Inglês tenha cuidado para não perder o foco e pensar somente em trabalho não se dedicando aos estudos.
Se você já tem um inglês legal e quer mesmo viver outras experiências sem precisar se dedicar tanto aos estudos você poderá focar mais em trabalho, pegando mais trabalhos soltos (o famoso bico) e fazer uma grana extra.
Se você deseja trabalhar durante seu intercâmbio eu te digo que é possível conciliar estudo e trabalho, quanto a isso, fique tranquilo.E digo mais, eu acho que essa é a verdadeira experiência de um intercâmbio, poder vivenciar todos os detalhes nos mais diversos aspectos!
Eu recomendo que você viva essa experiência, pois é uma imersão na cultura do país que você estiver vivendo, além de fazer um dinheiro pra ajudar na nova rotina e planejar viagens pelo país! [Veja nesse link uma viagem incrível que eu fiz durante meu Intercâmbio na Austrália !]
Se quiser ajuda com seu intercâmbio me envie um e-mail no contatodanina@gmail.com.
Obrigada e um beijo!
1 comment
Ninoca! Olha eu aqui te seguindo “travêis”…rs
Flor, a minha intenção inicialmente é Irlanda sim, devido a não ter tanta burocracia para tirar o visto e ficar quase tendo um infarto, AVC ou coisa que o valha, esperando o visto para entrada na Austrália.
Uma questão sobre a Irlanda…
Ouvi e li muitas matérias sobre algumas escolas não “credenciadas” pelo governo irlandês e uma galera perdeu uma baita grana.
Vc saberia informar as melhores escolas com o melhor custo benefício?
Já não sou nenhuma garotinha (dp dos 30 ninguém é, né? Rsrsrsrs). E sei exatamente o meu objetivo. Estudar e ganhar uma graninha, claro. Não sou dondoca! Preciso correr atrás!
Enfim…Vc indicaria algumas escolas renomadas na Irlanda?
Além disso, num post anterior perguntei sobre outras cidades que não Dublin, pq tem brasileiro em cada esquina e já soube tb que trabalho por lá tá bem concorrido.
Se tiver alguma idéia, compartilha aí, blz?
Um cheiro! (A lá baiana)
😉😘