Veja como viajar para Portugal com todas as dicas e informações para seu planejamento.
Olá! Sabia que Portugal foi a minha primeira viagem internacional? Isso já faz muito tempo! Eu tenho um carinho enorme pelo destino e por tudo que pude conhecer por lá.
Na época eu não sabia como viajar para Portugal e foi durante minha preparação para esta viagem que eu descobri como é gostoso pesquisar e organizar cada etapa de uma viagem.
Vou compartilhar tudo que é necessário para você saber como viajar para Portugal e começar a curtir desde já, porque o planejamento faz parte da viagem. 😉
Abaixo você vai encontrar informações sobre passaporte, visto, documentos para viajar, valores da comprovação financeira, informações sobre o seguro viagem e dicas importantes.
O QUE PRECISA PARA ENTRAR EM PORTUGAL
Para iniciar seu planejamento é preciso saber como funciona o processo de visto e passaporte, então veja abaixo as perguntas mais comuns sobre dois assuntos:
Precisa de passaporte para viajar para Portugal?
Sim. O primeiro passo será providenciar o seu passaporte. Caso ainda não tem um passaporte será preciso entrar no site da Polícia Federal e fazer o passo a passo para a emissão do seu primeiro passaporte.
Se você já tem passaporte emitido confira se ele estará válido na data da sua viagem e que tem no mínimo 2 folhas em branco para carimbos. Na hipótese do seu passaporte estiver próximo ao vencimento ou for vencer junto com o final de sua viagem será necessário fazer um novo passaporte.
Precisa de visto para viajar para Portugal?
Para permanecer no país até 90 dias não é necessário aplicar visto, porque você entrará como turista. Caso sua viagem seja para estudo ou trabalho será necessário aplicar o visto específico para cada caso.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR EM PORTUGAL
Agora é a hora de você anotar tudo que vai precisar para poder entrar no país:
1) Passaporte válido: O seu passaporte precisa ter validade de até 3 meses após a data de retorno de sua viagem e ter folhas em branco disponíveis para carimbo;
2) Passagem de ida e volta;
3) Seguro viagem internacional: É obrigatório ter seguro viagem internacional para entrar em Portugal. O seguro precisa ter cobertura mínima de 30 mil Euros e cobrir todo o período de sua permanência no país. Veja aqui qual é o melhor seguro viagem para Portugal.
4) Comprovante de hospedagem: É obrigatório apresentar um documento que comprove que você tem estadia reservada. Este documento pode ser a reserva do hotel ou uma carta convite se for ficar hospedado na casa de algum amigo ou familiar;
5) Comprovação financeira: É preciso comprovar que você tem dinheiro para o período que ficará como turista em Portugal.
O valor a ser comprovado é de 40 euros por dia de permanência e 75 euros pela entrada no país,. Como exemplo, se sua viagem tiver duração de 10 dias o valor a ser comprovado será de 475 euros.
Atenção: Se sua viagem tiver duração maior que 90 dias ou se for por motivo de estudo ou trabalho deverá ser apresentado também o visto específico e documentos complementares.
Os documentos complementares podem ser a carta da matrícula da instituição de ensino ou até mesmo o contrato de trabalho.
QUANDO VIAJAR PARA PORTUGAL
Agora é o momento de definir a época de sua viagem e quanto tempo terá para ficar no país. A partir disso você poderá escolher as cidades para visitar, onde ir, e quanto de dinheiro irá levar.
Sou da teoria que o melhor mês para viajar é o mês que eu consigo ir, mas claro que isso é um jeito de brincar com a necessidade que eu sinto de viajar.
Para definir quando será sua viagem para Portugal considere o tipo de experiência que você deseja viver no país! Praia? Sol Europeu? Inverno? Vinícolas? Curtir as pequenas cidadezinhas? Pense sobre isso…
Sobre o verão:
Portugal é um país com as estações do ano muito bem definidas! A alta temporada inicia no mês de maio e termina em outubro. O verão é muito quente e bastante seco, por isso é a época mais procurada para quem quer explorar as maravilhosas praias do país.
Evidentemente, no verão os valores são mais altos e o país fica mais movimentado pelos turistas. Então, se você pretende viajar para Portugal nos meses de maio à outubro precisa considerar estes fatores em seu planejamento./
Sobre o inverno:
Passar o inverno em Portugal é uma opção muito interessante, porque o país fica com menor fluxo de turistas e com valores mais atrativos nas passagens e hospedagens.
O inverno em Portugal é de Novembro até Abril e foi exatamente nesta época que eu viajei para Portugal. O clima fica bem geladinho, mas ainda é um dos invernos com temperaturas mais amenas se compararmos com a maioria dos países da Europa.
DEFINA AS CIDADES QUE VOCÊ QUER CONHECER, prepare sua rota!
Com a estação do ano definida você já consegue pensar quais caminhos irá percorrer pelas terras portuguesas, então é o momento de selecionar quais cidades estarão em seu roteiro.
Saber como viajar para Portugal de um jeito que otimize seu tempo com locomoção é a chave para fazer sua rotina ser mais conveniente conseguindo aproveitar melhor o caminho. Por isso, estude o mapa de Portugal!
Mergulhe em informações sobre as cidades e escolha as que você deseja ir, então as coloque em rota e veja como será a locomoção entre elas. Para isso, utilize o Google maps que é uma ótima ferramenta!
Defina quantos dias você ficará em cada cidade considerando o que pretende fazer em cada uma, porque é desta forma que você fará o seu roteiro para Portugal ter sucesso.
Relaxe…
Um roteiro é um guia! Cuidado para não ficar preso ao roteiro como se devesse segui-lo rigidamente, porque roteiros são flexíveis. Nada mais é que um caminho que você pretende fazer, mas tudo bem se mudar de ideia pelo caminho.
coloque tudo na planilha e visualize seu planejamento
O meu objetivo com este artigo é te mostrar como viajar para Portugal, então sugiro que coloque em uma planilha ou no papel tudo que você precisa por ordem de prioridade.
Considere a ordem dos itens abaixo:
– Passaporte: Já tem passaporte?
– Visto: Irá como turista até 90 dias de permanência no país? Então, não precisa de visto;
– Seguro viagem: Já comprou seu seguro viagem? Veja aqui os valores;
– Passagens: Já definiu sua data de ida e volta? Então é hora de comprar as passagens;
– Quais cidades: Já definiu quais cidades irá conhecer e quanto tempo ficará em cada uma? Chegou o momento de reservar hospedagem;
– Dinheiro para levar: Já fez o levantamento de quanto dinheiro irá levar considerando seu estilo de viagem e locais que deseja conhecer? Agora é a hora de comprar Euro!
e por fim…
Agora que você já sabe como viajar para Portugal é só iniciar os passos acima para sua viagem acontecer. Fique atento as regras de embarque, ao volume permitido de bagagens, arrume suas malas e vá explorar Portugal, porque é um destino apaixonante!
Até já,