Animado para dar o próximo passo e fechar seu intercâmbio? Essa etapa é muito especial e é um marco para uma nova e importante etapa em sua vida.
Sabendo como esse momento é decisivo para você vou falar sobre todos os cuidados na hora de fechar seu intercâmbio para que você possa fazer tudo de forma segura.
Por isso, considere todos os tópicos abaixo para garantir que o planejamento do seu intercâmbio seja como você espera.
1) ESCOLHER A AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO certificada
Definir a agência de intercâmbio é a grande decisão final!
Até chegar no momento de escolher qual cuidará do seu programa de intercâmbio você deve avaliar uma série de assuntos importantíssimos.
Antes de mais nada verifique se a agência de intercâmbio tem a certificação selo Belta. Isso você consegue verificar no site da agência que você está avaliando, perguntando ao seu consultor educacional ou verificando no próprio site da Belta se a agência está na lista dos associados.
Uma agência associada à Belta (Brazilian Educational & Language Travel) segue um rigoroso e criterioso padrão de qualidade. Com isso consegue fornecer ao cliente programas de intercâmbio com alta qualidade e confiança e isso faz total diferença em seu intercâmbio!
Clique aqui e solicite seu atendimento em uma agência de intercâmbio certificada.
A Belta é um dos maiores órgãos na área de intercâmbio do Brasil! Então se você quer começar seu programa de intercâmbio garantindo qualidade comece verificando sobre a certificação da agência de intercâmbio que você está analisando.
2) entender Como será o acompanhamento de pós venda
Podemos dividir a experiência do cliente com o intercâmbio em 3 etapas: Venda, Pós Venda e o próprio intercâmbio.
Infelizmente muitas agências pecam muito no pós venda e isso gera uma série de frustrações e pode ser até mesmo um problema para seu intercâmbio. Mas como garantir que o pós venda será tão bom como o atendimento?
Primeiro é preciso que você entenda que naturalmente a comunicação após a venda reduz bastante. Isso porque existe uma janela de tempo entre o fechamento até o embarque que realmente não há muito o que ser feito e está tudo bem!
Ao aproximar do processo de aplicação de visto, de preparação de documentos e pré-embarque a comunicação com o seu agente de intercâmbio ficará bem próxima novamente.
Essa comunicação e o alinhamento de todos os detalhes precisa ser com a mesma qualidade que foi o atendimento na hora da venda. Para saber como tudo isso será é preciso de muita conversa antes mesmo de fechar.
Sendo assim, converse com seu consultor garanta com ele como será o pós venda do seu intercâmbio para que isso seja acordado e que fique claro para todos.
3) entender o processo do visto da agência
Depois que você verificou os itens já citados você precisa saber como será o acompanhamento para o processo de visto. Entretanto, não são todos os países que tem grandes burocracias com visto e o processo pode ser bem simples.
Por outro lado, alguns países como a Austrália, Nova Zelândia e Canadá tem processos bem específicos e que precisam de muito profissionalismo e atenção. Neste caso, é fundamental você saber com sua agência como será o processo do visto.
Sendo assim questione se o visto é feito internamente ou se é terceirizado e quem será o responsável por cuidar de tudo junto com você. Após isso, entenda prazos, processos e valores para a aplicação do visto considerando o seu destino.
4) verificar a Reputação DAS AGÊNCIAS DE INTERCÂMBIO – sites de reclamações
Na lista de cuidados na hora de fechar seu intercâmbio é muito legal considerar o histórico da agência! Isso é fácil de checar online através do site reclame aqui. Basta você colocar o nome da agência e verificar a reputação dela.
Para ser justo sempre verifique a reclamação mas também considere a resposta da empresa.
Em tantos anos trabalhando com intercâmbio já vi muita reclamação sem fundamento. E isto acontece apenas for falta de conhecimento do processo ou compreensão de pequenos problemas que podem surgir no caminho.
Considere o volume de reclamações e frequência. Claro que o ideal é que a empresa não tenha nenhuma!, mas tudo bem também se for algo simples e compreensível.
5) ter cuidado com VALORES ABAIXO DO MERCADO
Primordialmente é preciso entender que o preço dos cursos são valores que as escolas cobram e não as agências de intercâmbio. Isto é, as agências são apenas representantes no Brasil das escolas do exterior.
Sendo assim os valores do curso são e devem ser iguais em todas as agências! Não pode haver divergência no valor do curso, material e matrícula da mesma escola entre as agências.
Então porque existe diferença no valor final do orçamento?
Porque além do valor do curso existem outros serviços que tem valores variados que podem ser: Taxa de serviços administrativos, Seguro viagem, valores de acomodação e outros serviços que a agência pode optar por te oferecer ou não.
Portanto você precisa entender que se estiver cotando a escola “LAL” em 4 agências diferentes você pode encontrar valores finais distintos, porém o valor do curso precisa ser o mesmo.
Contudo você precisar considerar a carga horária que pode ser diferente entre as cotações. Além disso o turno do curso também pode ter variações de preços e a data de embarque que pode sofrer ajustes na alta temporada.
Outro ponto importante é o câmbio do dia do orçamento, então sempre considere o cambio do mesmo dia para todos os seus orçamentos, assim você terá o valor real sempre atualizado.
6) ENTENDer As FORMA DE PAGAMENTOs, sem milagRes!
Dentre os cuidados na hora de fechar seu intercâmbio também é extremante importante conhecer sobre as formas de pagamento.
Se você tiver dúvidas pergunte quantas vezes for necessário até você entender exatamente como será o pagamento. Como os valores são em moedas estrangeiras pode ficar um pouco confuso na forma da conversão e variação cambial.
Veja se terá juros em caso de parcelamento, se será com variação cambial no dia do pagamento final, se é câmbio congelado, analise todas as formas. Não existe a melhor opção e sim a melhor forma de pagamento que atende você.
Cada agência de intercâmbio tem suas formas de pagamento e você deverá entender qual delas ficará bom para o seu planejamento financeiro.
7) ENTENDER SOBRE O CANCELAMENTO! transparência no CONTRATO
Por fim, entenda sobre o cancelamento e as multas contratuais. Ninguém quer fechar um programa de intercâmbio pensando em desistir, porém intercorrências podem acontecer e é preciso saber como seria caso isso acontecesse.
Para isso, leia o termos e condições da escola e o contrato da agência para entender quais os valores serão cobrados em caso de uma possível recisão contratual, redução do programa de intercâmbio ou outras possíveis alterações de curso ou data.
Para estas situações existe um seguro viagem para intercambio muito interessante, muito mesmo! Esse seguro cobre cancelamento ou interrupção de viagem e é perfeito para quem vai fazer intercâmbio.
Vou deixar o link aqui para você conhecer todos os detalhes e poder também verificar os valores para colocar em seu planejamento.
Com as dicas acima você vai conseguir escolher a melhor agência para seu intercâmbio!
Ótimo intercâmbio para você 😉