Saber onde vai morar durante o intercâmbio é uma preocupação comum e claro, justa! Sempre saímos do Brasil com no máximo um mês de acomodação. E depois, como saber onde morar?
Intercâmbio é se jogar. Na maioria das vezes no escuro e sair de lá mais forte e preparado para o mundo. Porém tem perrengues que podem ser evitados.
Moradia é um assunto muito importante e saber onde vamos morar é uma preocupação no processo do planejamento do intercâmbio. Porém é preciso ter alguns cuidados para não se prejudicar, não perder dinheiro e muito menos ser enganado.
As agências de intercâmbio irão te oferecer as moradias comuns no começo, podendo ser Hostel, Homestay e Residencia estudantil, que são as mais comuns. Até aí, tudo certo. Se sua agência for de confiança não há com o que se preocupar.
Mas esse período será de no máximo um mês, certo? E depois é hora de ir para um canto que você buscou e para encontrar esse lugar é preciso seguir alguns procedimentos e ter alguns cuidados muito importantes.
Cuidado com os oportunistas na hora de alugar a acomodação
Infelizmente pessoas de má fé ainda tem por aí. Eles aproveitam a ansiedade e insegurança do estudante para empurrar moradia ruim, preço acima do normal ou enganar de alguma outra forma.
Há casos de pessoas que por ansiedade e por medo de não encontrar onde morar já alugam quarto com meses de antecedência do embarque, pagam uma quantia para segurar o imóvel e quando chegam lá, não existe ou está ocupado.
Como fazer então para encontrar a melhor acomodação ?
Deixe para procurar o lugar que irá morar quando estiver no país. Nas semanas em que estiver estudando e morando na acomodação escolhida junto com a agência de intercâmbio, saia para visitar e procurar com calma seu novo canto.
Visite apartamentos e casas, converse com outros estudantes e compare preços. Deixe para escolher seu lugar lá!
Visite sites locais de aluguel de quarto que seja conhecido por estudantes no país em que estiver.
Sempre busque referências. Agende visita e converse com os moradores da casa/apartamento que irá alugar o quarto para ter referências.
É difícil achar acomodação no intercâmbio?
Opções sempre tem. Sempre terá um outro estudante desocupando um quarto, mudando por um motivo ou outro e até mesmo retornando para o Brasil.
Ter lugar disponível não significa que vai te agradar.
Você terá que visitar a acomodação e avaliar diversos pontos como:
Acesso: Veja se é fácil chegar de transporte público. As vezes o preço é bom, mas é tão longe que fica mais caro pela quantidade de transporte que terá que pegar.
Preço: Compare preços, veja se é justo e se está dentro dos valores praticados.
Bond/ cheque calção: Em alguns lugares é pedido um valor referente a uma quantidade de alugueis adiantado para entrar. Veja as regras e como esse dinheiro será devolvido na sua saída.
O que tem na acomodação: Veja se ela está completa, se tudo está funcionando direito. Para não correr o risco de entrar numa acomodação que você tenha que comprar ou consertar coisas. Seja detalhista.
Seja paciente e não desespere que vai dar certo. Você irá encontrar um lugar!
No pior, do pior, do pior dos casos é você ir para a casa de um amigo e ficar no sofá enquanto procura com calma um lugar, caso não encontre logo nas primeiras semana.
E fique mais tranquilo ainda, pois amigos você fará aos montes!