Vamos planejar seu intercâmbio na Itália? Fazer meu intercâmbio na Itália foi a melhor opção que encontrei para mergulhar de verdade na cultura e conhecer os mínimos detalhes desse país tão apaixonante.
Como sempre, quero ajudar você a ir da melhor e mais leve forma possível! Por isso vou te ajudar a planejar seu intercâmbio para a Itália com as principais dicas e informações.
1º passo: Pra começar – Escolher a cidade na Itália
O primeiro passo para começar o seu planejamento para intercâmbio na Itália é bem simples! É hora de escolher qual cidade te atrai mais e em qual delas você gostaria de morar por um tempo.
Sim! Um intercâmbio é poder morar, por um período em outro país e se sentir parte dele. Então, onde você gostaria de morar na Itália?
Minha dica para se planejar para seu intercâmbio na Itália é focar em cidades que irão te oferecer facilidades de locomoção e atividades culturais sempre, assim seu mergulho na cultura do país será mais rico!
DICA: Considerando isso eu indico a cidade de Roma que é exatamente a cidade que fiz meu intercâmbio e é a cidade que você irá se perder pelas ruas estreitas e cheias de histórias.
2º Passo: Início das pesquisas – Agência de intercâmbio
Com a cidade escolhida o próximo passo é encontrar uma boa escola de Italiano, uma acomodação legal e definir o tipo de curso que irá fazer na Itália.
Para isso é muito importante que encontre uma agência de intercâmbio que atenda este destino com carinho e que saiba realmente cuidar do seu planejamento de intercâmbio da melhor forma. Se quiser que eu te ajude a escolher pode me enviar um e-mail no contato@ninaferreira.com.br ou envie uma mensagem por aqui! 😉 .
É importante encontrar um profissional que conheça o destino e também as escolas disponíveis, ele irá te orientar da melhor maneira possível e fará com que o seu investimento neste sonho seja tranquilo e seguro.
3º Passo: Tempo de intercâmbio na Itália
Defina o tempo do seu intercâmbio de acordo com seus interesses de aprendizado, disponibilidade de tempo e claro, disponibilidade de dinheiro para investir.
Se puder fazer um intercâmbio de 14 ou 16 semanas será um tempo ótimo para desenvolver seu vocabulário em Italiano.
Porém se sua agenda for justa, faça como eu fiz. Um intercâmbio de 3 ou 4 semanas na Itália é tempo suficiente para você viver a experiência de um intercâmbio e ainda poder viajar por todo o país!
DICA: Muitas pessoas querem fazer intercâmbio, porém não podem ficar muito tempo fora do Brasil. Por isso, eu sempre indico um intercâmbio de férias! Duas semanas de curso também pode ser uma ótima alternativa para aprender um pouco ou afinar o Italiano que você já estuda.
4º Passo: Escolher a escola
Na Itália existem diversas escolas para você fazer seu intercâmbio, por isso é importante um atendimento personalizado. Veja com seu consultor qual delas combina mais com seus objtivos.
No geral, quem faz intercâmbio na Itália estuda entre 4 a 16 semanas, poucos alunos fazem intercâmbios maiores. A Itália é um destino bastante procurado para intercâmbio de férias, ou seja, cursos menores de 4 semanas.
Considerando que ficará um tempo curto é importante investir em uma escola de qualidade, com turmas reduzidas, mix de nacionalidade bom e carga horária que atenda suas necessidades de aprendizado. Assim você ficará satisfeito com o retorno em seus estudos!
Veja a lista do que é importante avaliar na hora que for escolher sua escola de para planejar seu intercâmbio na Itália:
– Qualidade de ensino
– Mix de nacionalidade
– Localização
– Qualidade de ensino
– Opções de cursos
5º Passo: Escolher a acomodação
As boas escolas de Italiano tem suas acomodações, o que deixa o processo de escolha bem mais simples, já que poderá contratar tudo em um pacote só.
Foi exatamente o que eu fiz.
Existem algumas opções de acomodações e você irá escolher o melhor para o seu bolso e para seu planejamento. Você poderá ficar em residência estudantil, casa de família, quarto individual ou quarto compartilhado. No geral, são essas as acomodações disponíveis pelas escolas.
Caso não queira ficar em uma acomodação da escola, você poderá buscar outro tipo de acomodação como hostel, airbnb ou hotel.
Veja nesse vídeo a acomodação que eu fiquei hospedada em Roma durante meu intercâmbio, assim você já irá conhecer uma das possibilidades para estudar na Itália!
6º Passo: Detalhes finais – pré embarque
Depois de definir a agência de intercâmbio, tempo de curso, escola e acomodação será a hora de planejar os detalhes finais do seu intercâmbio na Itália.
Veja a lista do que você irá precisar fazer antes de embarcar:
- Conferir se a validade do passaporte está em dia
- Providenciar seu seguro saúde internacional pelo período que for ficar na Europa (VÍDEO SOBRE MEU SEGURO )
- Compra de moeda para o período de estadia
- Preparar a mala com as roupas certas para o destino (VÍDEO COMO FAZER SUA MALA PARA INTERCÂMBIO)
- Fazer seu roteiro dos principais lugares que deseja conhecer!
Estes foram os 5 passos para te ajudar a planejar seu intercâmbio para a Itália! Espero que eles te ajudem e que seu planejamento de intercâmbio possa ser simples e redondinho.
Conte comigo, um beijo!
Obrigada!