O intercâmbio ficou por um tempo suspenso e bagunçou a vida de muita gente.
Com a pandemia, o número de estudantes que não conseguiram embarcar para o destino planejado somado aos que desistiram de seguir com o planejamento foi altíssimo. Você mesmo deve conhecer várias pessoas que suspenderam os planos de estudar no exterior.
Era difícil sustentar alguns projetos em meio a tantas incertezas e foi duro ter que paralisar um sonho que estava tão perto de acontecer, não é verdade? Eu sei porque acompanhei a saga de cada cliente nosso.
Sem previsão de reabertura das fronteiras ficou ainda mais difícil se planejar, já que realizar um intercâmbio exige organização em diversos pontos da vida e uma considerável disponibilidade financeira.
Muitos adiaram a possível data de embarque e seguiram com o planejamento normal, outros optaram por aguardar notícias mais esperançosas para então retomar os planos e outros, infelizmente, desistiram pois tiveram que utilizar o dinheiro que seria destinado ao intercâmbio para outros fins devido às consequências financeiras da pandemia.
De uma forma ou outra, todo o sonho de algum futuro intercambista foi afetado.
Agora, após tantos meses, tudo tem ficado um pouco mais claro e muito mais esperançoso. Alguns países já estão com fronteiras abertas para estudantes brasileiros sem grandes restrições como Emirados Árabes, França e África do Sul. Outros países como Canadá, Irlanda e Estados Unidos também já estão bem mais flexíveis para receber estudantes.
A boa notícia é que agora estamos acompanhando a retomada do intercâmbio a passos animadores de cada cliente que estava esperando o momento chegar. Finalmente a possibilidade de viajar para o exterior para estudos de línguas, graduação ou cursos específicos é real e percebo uma evolução gradativa muito significativa.
Isso traz um suspiro bom para a retomada dos projetos ou início de um novo planejamento para o tão sonhado intercâmbio! É bom poder voltar a planejar e ver aos poucos tudo se concretizando.
É bonito ver a retomada do intercâmbio acontecendo!
Claro que cada destino tem suas regras e protocolos de segurança que deverão ser seguidos a risca pelos estudantes, mas mesmo assim, saber que é possível se planejar e até mesmo já embarcar é um alívio para todos.
Mesmo que alguns países ainda não tenham previsão de reabertura de fronteiras já é possível começar a se planejar e deixar tudo engatilhado para quando o embarque for possível, em especial se houver processo de aplicação de visto.
Seguir com os planos, fazer um bom planejamento passo a passo tendo a expectativa alinhada com a realidade é saudável e promissor para o momento. Agora é uma boa hora para retomar ou começar a avaliar cada detalhe do seu intercâmbio, pois tudo está caminhando para melhor.
Para se organizar da melhor forma é muito importante o acompanhamento de profissionais especializados em educação no exterior que estejam alinhados com todas as informações sobre cada destino, para isso você pode solicitar atendimento com a gente através deste link aqui e garantir todos os detalhes do seu intercâmbio com segurança.
Até já!
Nina Ferreira