Roteiro em La Paz – Em nossa viagem pela Bolívia a cidade de La Paz foi nossa primeira parada. Uma cidade no mínimo curiosa e com muita coisa pra explorar!
O roteiro em La Paz permite flexibilidade e pode atender roteiros de 1 até 5 dias tranquilamente.
La Paz é uma cidade que exige do viajante tranquilidade, espirito de curiosidade e leveza para adaptar mais facilmente. Ela está bem longe de entrar na categoria de uma cidade bonita, limpa e organizada, mas consegue um espaço no coração de qualquer viajante.
Entenda nossos dias em La Paz
Chegamos na cidade no final do dia 26 de dezembro e tivemos o dia 27 todo para conhecer a cidade neste primeiro momento do nosso roteiro em La Paz. No dia 28 seguimos para a cidade de Copacabana, o próximo destino que falaremos aqui!
No final do nosso roteiro nós retornamos para La Paz para fazer o passeio de bike na estrada da morte, descansar e pegar o voo de volta ao Brasil que foi no dia 10 de janeiro.
Agora vamos nosso roteiro em La Paz!
Passamos o primeiro dia explorando la paz | 27 de dezembro
As ruas são caóticas, a maioria das casas não foram rebocadas, menos ainda pintadas – o que deixa a cidade com com cara de descuidada. Muitas van pelas ruas que buzinam o dia todo! Van essas que irão te levar pra cima e pra baixo com baixo custo e um pouco de aventura.
No aeroporto pegamos estas Vans, que são muito mais em conta do que pegar um táxi até a hospedagem. A viagem do aeroporto até a cidade nos custou 8 Bolivianos e o táxi havia nos cobrado 70 Bolivianos. Já fica aí a primeira dica !
Hospedagem | onde e impressões
Nos hospedamos no hostel/hotel chamado Sol Andino Hostal ( ou estrela Andina, pois são dois hoteis com as mesmas entradas) – ele fica na área turística antiga da cidade, muito perto do mercado das Bruxas, na rua de trás da Igreja São Francisco e perto de tudo, inclusive dos restaurantes mais indicados!
Está localizado na Arooma #6 zona Rosario, 9999 . Para duas noites de hospedagem pagamos o valor de US$57,00.
Nosso quarto foi uma surpresa ótima! O quarto ficava de frente pra cidade e tinha janelas em toda a frente o que deixou super agradável. Além de bastante arejado conseguíamos ver a cidade. O sol nascia de frente ao quarto e a noite as luzes da cidade deixava a vista ainda melhor!
O hotel/hostel tem café da manhã que atende super bem, o quarto estava limpo e o chuveiro com água quente e sem problemas de acabar a água ou esfriar ( que é uma situação bastante comum em alguns lugares pela Bolívia).
Como referência para vocês, nós gostamos e nos sentimos tão bem que nos três últimos dias da viagem retornamos para o mesmo hotel.
Transporte |
Em La Paz são as van que fazem o transporte de passageiros na rua principal que corta a cidade. Você pode entrar ou sair da van em qualquer ponto da rua…é só esticar o braço e entrar na van que vai para o seu destino. Pagamos 2,00 bolivianos por pessoa para cada trajeto que fizemos.
Nesse dia cheio em La Paz saímos bem cedo do Hostel e visitamos alguns dos muitos pontos turísticos e importantes na cidade. Começamos o dia visitando a Igreja e Convento de São Francisco e as ruas aos redores, visitamos o Mercado Lanza e fomos descendo a avenida principal explorando as ruas, lojas e cafés.
Fomos até uma de câmbio onde trocamos Real em Bolivianos ( câmbio R$1,73) e seguimos o dia indo para o Mirante Killi Killi que fica no bairro Villa Pabón. Ponto super tradicional para você ter uma vista quase que 360º da cidade.
Mirador Killi Killi | Vista montanha Illimani
O jeito mais fácil de chegar até o Mirador é ir de táxi, pagamos o valor de 20,00 Bolivianos. Nós até tentamos ir de Van, mas estava tendo uma manifestação e as ruas principais onde as Vans passavam estavam fechadas, o que complicou encontrarmos a Van certa que nos levasse até o Mirador – ou seja, desistimos e optamos pelo táxi que foi sem dúvidas a melhor opção.
É do Mirador Killi Killi que por volta das 17 horas é possível ter a vista mais incrível da famosa, imponente e linda montanha Illimani – que é a segunda maior montanha da Bolívia e imagem dos cartões postais da cidade.
De volta ao centro | Café Royal
Depois de passar um tempo no Mirador descemos caminhando até o centro da cidade que da aproximadamente 2,5 km de distância, como é ladeira abaixo da pra ir super tranquilo!
Encontramos um café chamado Café Royal e foi onde fizemos nossa parada para o almoço. Experimentamos sucos de frutas da região e comemos empanadas e humanitas (que é a pamonha da Bolívia). Nossa conta ficou em 65,00 bolivianos.
Do café seguimos para a estação mais próximo de teleférico que foi onde começou nossa aventura pelos ares : )
Teleféricos e mais teleféricos | O maior do mundo
Se tem uma coisa pra fazer em La Paz é andar de teleférico. Ele é o sistema de transporte mais prático de La Paz e conta com diversas linhas coloridas que levam moradores, trabalhadores e turistas pra cima e pra baixo, de dia e de noite, pra todos os cantos da cidade.
Segundo uma reportagem no site Catraca Livre ele é considerado o maior e mais longo sistema teleférico o mundo ( confira a matéria completa aqui ). E eu acredito!
Não que eu conheça todos os teleféricos do mundo, mas nós fizemos questão de andar em todas as linhas tendo uma super vista da cidade! Foi assim que passamos parte da nossa tarde do dia.
Para duas pessoas o valor do teleférico em todas as linhas ficou em 36,00 bolivianos. No nosso vlog do dia em La Paz tem a explicação detalhada de como funcionam as linhas e com as dicas para você aproveitar e gastar menos.
The Local dish | Restaurante com pratos típicos
Depois de tanto passeio de teleférico ( que valeu super!) fomos a caça de algum restaurante típico para experimentar comidinhas locais, pois eu gosto de experimentar tudo que é típico enquanto meu estômago aguentar novos sabores e temperos diferentes.
Em nosso roteiro em La Paz não fizemos uma lista de restaurantes para visitar, fomos descobrindo de acordo com o que tínhamos vontade de experimentar. Nas pesquisas do que era próximo ao hostel encontramos o restaurante chamado The Local Dish.
É um restaurante muito bem decorado, todo acolhedor e com pratos típicos bem gostosinhos! Porém, é muito importante ressaltar que os pratos são bem gourmezinhos ( pelo menos os que pedimos ) e que os preços são de ok pqra caro.
Nós experimentamos dois pratos tradicionais: O salshipapas que nada mais é do que salsichas fritas com babatas fritas e o mais famoso e mais pesado Pique Macho que contém carne de vaca, cebola, salsicha, ovos, molho de pimenta e temperos diversos. Pedimos um de cada, umas cervejinhas e fomos petiscando! A conta por lá para duas pessoas ficou em 144,00 Bolivianos.
Saindo do Restaurante caminhamos um pouco pelas ruas de La Paz e seguimos para o Hostel pois no dia seguinte embarcaríamos para a cidade de Copacabana.
Está organizando sua viagem? Lembre-se de já iniciar as cotações do seu seguro viagem para não ter perrengues durante sua trip!
Aproveite pra assistir nosso roteiro e já se organizar melhor!