Todo ano nos surpreendemos com algumas mudanças na aplicação do visto para a Austrália e este ano de 2018 não foi diferente.
O departamento de imigração Australiana anunciou no começo do ano algumas pequenas mudanças na hora da aplicação do visto para a Austrália, vamos ver quais foram essas mudanças.
Quais as mudanças para a aplicação do visto de estudante?
As mudanças do visto para a Austrália foram bem pequenas para o visto de estudante. Eu entendo que é mais uma questão de organização da própria imigração do que intenção de complicar a ida de novos alunos para a Austrália.
A partir de 2018 todos os documentos tem que ser traduzidos para o inglês, inclusive a carta de intenções. Até final do ano passado isso não era necessário.
Com essa mudança os alunos terão um custo a mais para contratar o serviço de tradução dos documentos.
Está mais rigorosa a aplicação do visto para a Austrália agora?
Tenho escutado muitos rumores sobre a queda de classificação de risco do Brasil perante a imigração, como se tivéssemos nos tornado um país que a imigração se torna mais cautelosa na hora de analisar as aplicações. Porém, não encontrei nenhuma notícia oficial sobre o assunto.
Esta possível “queda de classificação” tornaria obrigatório o envio de documentos como comprovações financeiras mais complexas que teoricamente antes não eram obrigatórias.
A minha recomendação para os alunos e também foi o que aconteceu em todos os processos de aplicação de visto que tenho acompanhado é aumentar a atenção nos itens abaixo:
– Sempre tomar o máximo cuidado na comprovação de vínculos sociais e laços com o Brasil,
– Fazer uma carta de intenções com fortes argumentos que sustentam sua necessidade de estudar na Austrália fazendo de você um estudante legítimo.
Então gente, para quem já tinha uma ideia de um visto bem aplicado, na minha opinião nada mudou, a não ser as traduções oficias que agora são obrigatórias.
[FAÇA SEU PLANEJAMENTO DE INTERCÂMBIO COM A GENTE !]
Quais as mudanças para a aplicação do visto de trabalho 457?
No ano começo do ano passado (2017) o Primeiro Ministro anunciou as mudanças no antigo visto de trabalho 457, deixando bastante gente frustrada.
De todas as mudanças a que mais chamou a atenção foi a redução do número de ocupações na lista das profissões que a Austrália permitia a aplicação do visto de trabalho.
Foram removidas mais de 200 profissões da lista para aplicação dos vistos Subclass 457 sponsorship Work Vista Subclass e 186 Employer Nomination Permanent Visa.
As mudanças que ocorreram neste ano – TSS
Em março deste ano o visto 457 foi substituído pelo visto que é chamado TSS ( Temporary Skill shortage ).
Basicamente duas listas novas foram introduzidas sendo: A Lista de Habilidades Estratégicas a Médio e Longo Prazo para até 4 anos e a Lista de Ocupação Qualificada a Curto Prazo para até 2 anos.
Para a obtenção destes vistos tem critérios que devem ser seguidos, veja abaixo:
Para o visto de curto prazo
A renovação poderá ser solicitada dentro do país,
A ocupação de estar na lista (STSOL)
Comprovação do inglês através do IELTS
Experiência profissional comprovada com pelo menos 3 anos
Para o visto de longo prazo
A renovação poderá ser solicitada dentro do país,
É possível a solicitação de permanência no país após três anos,
A ocupação de estar na lista (MLTSSL)
Comprovação do inglês através do IELTS
Experiência profissional comprovada com pelo menos 3 anos
Os requisitos estão mais rigorosos e por isso é importante a ajuda de um profissional para esse modelo de obtenção de visto. Para mais informações consulte a página oficial do governo Australiano.
Para falar comigo contato@ninaferreira.com.br 😉
Obrigada!