Se chegou a hora de se preocupar em como levar dinheiro para seu intercâmbio quer dizer que está muito próximo de você realizar seu sonho !
A dúvida sobre qual a melhor maneira de levar dinheiro para exterior é umas das que eu mais recebo por e-mail e por isso resolvi fazer esse post pra vocês explicando as possibilidades para poder te ajudar.
Separei algumas opções pra você conhecer e encontrar qual delas será melhor para sua viagem acontecer da maneira mais segura possível.
1 – Em espécie
Não tenha dúvidas que é importante levar uma quantia em espécie para as necessidades iniciais desde sua chegada no aeroporto. Provavelmente irá pegar um táxi, comerá alguma coisa e terá pequenas despesas pontuais. Leve um valor Ok para que você não passe aperto e que fique tranquilo nesse primeiro momento.
Eu levei o equivalente a 1.000 dólares em espécie na minha doleira (aquelas bolsinhas que colocamos na cintura para guardar dinheiro e documentos) para poder ficar tranquila por um período até ter que sacar do cartão pré pago, que foi a outra forma que eu utilizei e ainda utilizo em minhas viagens.
2- Cartão pré pago (multi moedas)
O cartão pré pago é meu preferido para todas as viagens.
Nele você deposita / carrega a quantia que desejar e poderá usar o cartão no exterior , podendo pagar no débito em diversos estabelecimentos ou mesmo sacar no caixa eletrônico.
Eu acho os cartões pré pagos muito viáveis visto que você já separou uma quantia disponível e colocou nele, isto é, estará seguro do valor que tem disponível. Além de que, você leva seu dinheiro sem ter que se preocupar com o dinheiro em mãos (espécie) e se perder ou acontecer alguma coisa é só bloquear e solicitar emissão de outro.
Caso você tenha um dinheiro guardado no Brasil e precise que seja depositado no seu cartão poderá ser gerado um boleto e do Brasil seu pai ou sua mãe, por exemplo, podem pagar esse boleto e o dinheiro estará no seu cartão.
Claro que todas as possibilidades de levar dinheiro para o exterior tem vantagens e desvantagens, uma desvantagem do cartão pré pago é o IOF é aplicado ao carregar o cartã,o porém uma grande vantagem é não se preocupar com a oscilação da moeda, visto que o valor pago já terá sido depositado no seu cartão.
3 – Fazer remessa internacional
Se for possível abrir uma conta no banco do seu país de destino enquanto ainda estiver no Brasil (como é o caso da Austrália) você poderá fazer uma remessa international, assim quando desembarcar no país escolhido já terá seu dinheiro em conta. Essa transação é chamada de SWIFT.
A vantagem desse modelo de transação é que é utilizado o dólar comercial e não o de turismo, ficando mais barato. Essa transação leva de dois a três dias para acontecer e além de ser prática e muito segura.
4 – Seu cartão do banco no Brasil para uso international
Essa é uma possibilidade que só acho válida em caso de emergência ou se você tem muito dinheiro e não precisa se preocupar com absolutamente nada e deixar sua fatura em débito automático no Brasil.
Sempre que viajo levo comigo o cartão do meu banco aqui no Brasil desbloqueado para uso no exterior. Porém, só uso em caso de emergência mesmo. Afinal, não vale todas as taxas e risco caso use a opção crédito, já que corremos o risco da surpresa no fechamento da fatura do cartão.
5 – Transferwise
O trasnferwise é uma plataforma de transferência online com taxas menores do que as taxas praticadas pelos bancos. Para isso você também já terá que ter uma conta aberta no exterior e com isso é só gerar um boleto com o valor que deseja transferir e realizar o pagamento no Brasil. Pronto, seu dinheiro estará em sua conta.
Eu nunca utilizei, porém conheço muitos amigos e clientes que utilizam dos serviços do transferwise e gostam bastante.
Dicas!
*Use mais de uma das opções citadas, eu sempre combino o dinheiro em espécie com o cartão pré pago e nunca tive problemas.
*Caso você vá para a Austrália pode abrir uma conta enquanto ainda estiver no Brasil no Banco Commonwealth e realizar transferência direto do Brasil.
Outro ponto importante é ter um pouco de Dólar Americano na carteira e/ou um cartão de crédito/débito desbloqueado para uso no exterior, pois você poderá fazer conexão em algum país de moeda diferente do seu destino final e lá ser aceito somente o dólar Americano.
Obrigada e boa viagem!